Pesquisador do CDMF visita Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos

Renato F. Jardim esteve também na empresa Quantum Design

Renato F. Jardim, pesquisador principal do CDMF e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, visitou, entre 2 e 15 de novembro, o grupo de pesquisa de Milton S. Torikachvili, no Departamento de Física da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, e a empresa Quantum Design, na mesma cidade.

Na universidade, Jardim deu continuidade às pesquisas que desenvolve em colaboração com o grupo de Torichkavili nos temas de propriedades de transporte térmico em famílias de materiais supercondutores não centrossimétricos à base de rênio e propriedades de transporte eletrônicas de boretos de terra-rara que apresentam frustração magnética.

Nas três visitas que fez à Quantum Design, Jardim acompanhou os avanços tecnológicos na produção de novas facilidades experimentais para caracterização de materiais de forma geral, discutiu a participação do CDMF no programa Quantum Design Education e participou de discussões e seminários com o professor e pesquisador Justin Perron, da Universidade Estadual da Califórnia em San Marcos, tratando de dispositivos eletrônicos à base de silício para aplicações tecnológicas.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.