Mobilidade urbana é tema de novo jogo do grupo Ludo Educativo

Voltado para crianças e adolescentes em fase escolar, game busca conscientizar sobre temas como poluição e transporte público

O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo lançou neste mês o game Feijotrânsito, que transmite noções de mobilidade urbana para crianças a partir dos 6 anos. O objetivo é estimular a consciência dos indivíduos no trânsito, diante do cenário atual em que cada vez mais pessoas estão adquirindo um meio de transporte individual, enquanto o transporte público sofre com a precarização e má qualidade. Além disso, o game pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado em sala de aula, já que o conteúdo programático de Ciências nas escolas do estado de São Paulo para o sexto ano prevê o tema “Os Automóveis e a Poluição do Ar”.

“Tentamos manter os jogos sempre alinhados com o currículo das escolas e temas da atualidade, quando possível cruzamos ambos. Mobilidade urbana é um tema contemporâneo e recorrente, temos nossas cidades inflando cada vez mais, tornando o trânsito ainda mais caótico”, explicou o coordenador de desenvolvimento do Ludo Educativo, Gabriel Lima.

A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, conta que o jogo foi desenvolvido com um gameplay empolgante, para atrair o público e propiciar a aprendizagem sobre o tema. “O processo de aprendizagem se dá através da progressão do jogo, no qual o usuário, que pode ser escolar ou não escolar, aprende que se ele comprar melhorias, como as ciclovias, ou se ele colocar mais passageiros em um veículo, diminuirá a frota e o nível de poluição da cidade, até atingir níveis aceitáveis”, explicou.

O professor Elson Longo, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), centro de pesquisa ao qual o grupo Ludo Educativo faz parte, comenta que o game pode ser uma importante ferramenta para os professores do ensino fundamental. “Conduzir um veículo bem é fundamental para a segurança da população. Feijotrânsito é um jogo educativo que induz esse conceito com responsabilidade”, disse.


Como jogar?

Através das ações repetidas de combinar diversos veículos com o mesmo destino e um só veículo em sua capacidade máxima, a criança associa um bom fluxo de trânsito com menos carros na via. Ela também nota que a fumaça na tela foi reduzida, criando uma ligação com a poluição das grandes metrópoles. Quando um ônibus passa pela tela do jogo, a criança tenta combinar o máximo possível de veículos no ônibus, praticamente limpando a via, mesmo que temporariamente, o que cria a associação de que o bom investimento em transporte público é uma das soluções para um trânsito com melhor fluxo.

Onde jogar?

O game Feijotrânsito está disponível em sua versão web no site do grupo Ludo Educativo, através do link http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/feijotransito ou para download em dispositivos móveis Android, disponível em http://bit.ly/1F1kaPJ.


Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, dengue, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers e programadores da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).