Livro organizado por doutorando da USP apresenta temas relevantes da pesquisa brasileira em engenharia de materiais

Nícolas Lara é orientado por Maria Inês Basso Bernardi, pesquisadora associada ao CDMF

Lançado em novembro de 2022, o livro ‘Engenharia de Materiais: materializando o futuro’ (Pimenta Cultural, 380 páginas) traz um panorama sobre a produção científica de maior relevância dessa área no país. A obra foi organizada por Nícolas Lara, que realiza seu doutorado na  Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP) orientado por Maria Inês Basso Bernardi, pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

O livro é dividido em 15 capítulos, inclusive um assinado pelo organizador, que introduzem o leitor a um tema atual de pesquisa na área de engenharia de materiais. Alguns capítulos são estruturados de maneira semelhante a um artigo de revisão, outros apresentam resultados inéditos das pesquisas dos autores. São abordados temas diversos como cimentos ósseos à base de hidroxiapatita, scaffolds de polímeros biodegradáveis, biodiesel e melanina, por exemplo.

No total, participaram do livro 77 pesquisadores de universidades das cinco regiões do Brasil, como USP, Unesp, Unicamp, UFSCar, UFC, UFOP, UFPA, UFPB e UFAM, entre outras.

O livro está disponível em livrarias online com preço ao redor de R$ 80.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.