Pesquisadores do CDMF e do CINE publicam artigo de revisão sobre processos oxidativos avançados para degradação de medicamentos

Artigo foi publicado no periódico Catalysts da editora MDPI

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Center for Innovation on New Energies (CINE) publicaram um artigo de revisão sobre processos oxidativos avançados com reações baseadas em fótons (luz)  para degradação de compostos farmacêuticos.

Intitulado “A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation”, o artigo examina estudos dos últimos cinco anos nessa área que tem ganhado proeminência devido à crescente contaminação de ambientes ecológicos e aos riscos à saúde humana pelo acúmulo desses compostos em corpos d’água.

Processos oxidativos avançados têm sido estudados como ferramentas para lidar com o problema por sua rápida taxa de reação e capacidade de gerar espécies oxidantes que levam à degradação eficiente e à mineralização de compostos orgânicos, melhorando a qualidade da água e permitindo sua reutilização.

O artigo, de autoria de Isabelle M. D. Gonzaga, Caio V. S. Almeida e Lucia H. Mascaro, foi publicado em 18 de janeiro no periódico Catalysts.

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).