Estudo do CDMF abre caminho para processos de oxidação que superam a limitação da luz

Artigo descreve transformação de sulfetos em sulfonas com a utilização de semicondutores sem uso da luz

O trabalho intitulado “Towards an efficient selective oxidation of sulfides to sulfones by NiWO4 and α-Ag2WO4”, com autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), relata a síntese e o uso de semicondutores de tungstatos à base de metais como catalisadores eficientes na oxidação seletiva de sulfetos a sulfonas na ausência de luz. A pesquisa foi publicada no periódico Applied Catalysis A: General.

Ao que tudo indica, como conta a co-autora do estudo Amanda Gouveia, a pesquisa apresenta o primeiro catalisador ativo para a oxidação seletiva de sulfetos a sulfonas no escuro. Outro ponto interessante do estudo é que os semicondutores α-Ag2WO4 e NiWO4 são apontados como os mais eficientes em condições muito amenas para a oxidação seletiva investigada. Além disso, para a realização dessa oxidação foi empregado um mecanismo de reação distinto ao reportado na literatura, no qual o sucesso foi atribuído ao radical hidroxila e ao oxigênio singlete (•OH e 1O2).

“Este estudo aproveita um catalisador completo para desvendar um desafio multifacetado, não apenas fornecendo um princípio de design conciso para processos de oxidação, mas também oferecendo uma oportunidade, até então desconhecida, na obtenção química e seletiva de sulfonas”, explicou a pesquisadora. 

Para que a transformação ocorresse no escuro, os pesquisadores realizaram a síntese de tungstatos à base de metais como catalisadores eficientes e seletivos. Entre os métodos empregados durante a pesquisa, foram realizados testes de estabilidade catalítica, escalonamento e lixiviação, assim como experimentos de espécies reativas (sequestradores), de sondas radicais e de espectroscopia de ressonância paramagnética.

“Acreditamos que a presente abordagem não apenas representa um método limpo e econômico para a síntese de sulfonas, mas também apresenta perspectivas promissoras em química sintética. Essas descobertas abrem caminho para processos de oxidação que superam a limitação da luz, sendo necessários em uma ampla gama de aplicações”, acrescentou Gouveia.

O estudo é resultado da parceria entre o CDMF, a Universitat Jaume I e a Universidad Nacional de Mar del Plata. Os autores do estudo são M. Assis, A.F. Gouveia, L.K. Ribeiro, M.A. Ponce, M.S. Churio, O.N. Oliveira Jr., L.H. Mascaro, E. Longo, R. Llusar, E. Guillamón e J. Andrés.

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0926860X23000182

CDMF

The CDMF, hosted at the Federal University of São Carlos (UFSCar), is one of the Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) supported by the São Paulo State Research Support Foundation (Fapesp), and also receives investment from the National Council Scientific and Technological Development (CNPq), from the National Institute of Science and Technology of Materials in Nanotechnology (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.