Coordenador de Difusão do CDMF lança livro durante a XVIII Feira do Livro da UFSCar

Palestra de lançamento acontece dia 13, às 16h, no Anfiteatro Bento Prado Jr

Na próxima terça-feira, 13, o pesquisador Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar) e coordenador de Difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lança o seu livro “Física sem Mistério”. Uma palestra de lançamento acontecerá no Anfiteatro Bento Prado Jr, às 16h, durante a programação da XVIII Feira do Livro da UFSCar.

O livro reúne 57 das melhores crônicas publicadas pelo autor mensalmente desde 2006 no site da revista Ciência Hoje. Com o objetivo de divulgar a ciência, em particular a física e a astronomia, a obra traz variados assuntos apresentados de forma interdisciplinar, promovendo conexões com outras áreas de estudo e com elementos culturais. As seções do livro apresentam as diferentes formas com que o conhecimento da física é construído e como suas principais ideias e teorias são elaboradas, com destaque para a física quântica (que explica o mundo atômico) e a teoria da relatividade (aplicada ao universo em larga escala).

O lançamento de “Física sem Mistério” acontece durante o 1º Colóquio EdUFSCar – Reflexões sobre o Contemporâneo, uma das atividades promovidas pela XVIII Feira do livro da UFSCar, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de junho, no saguão da Biblioteca Universitária, Campus São Carlos. Além da palestra do Prof. Adilson de Oliveira, outras duas acontecerão no mesmo dia: “A história da eletroanálise em minutos”, por Orlando Fatibello, às 10h, e “Guerra na Ucrânia: vozes não hegemônicas”, pela pesquisadora Svetlana Ruseishvili, às 14h. A programação dos eventos culturais que acontecem durante a Feira pode ser acessada no site da EdUFSCar. 

O livro “Física sem Mistério” pode ser adquirido no lançamento, no site da editora Appris e na livraria da EdUFSCar. 

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.