Pesquisador do CDMF publica artigo sobre desenvolvimento de sensor de antibiótico

Trabalho foi publicado no periódico Journal of Molecular Liquids

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, membro do CDMF, publicou o artigo intitulado “Preparation of a composite sensor based on a fluorescent and magnetic molecular imprint polymer for metronidazole extraction–detection” na revista Journal of Molecular Liquids, da editora Elsevier, que tem fator de impacto 6.

O artigo descreve o desenvolvimento de um sensor para detectar o compósito metronidazol, antibiótico utilizado na medicina e na medicina veterinária. O acúmulo de resíduos dessa classe de medicamentos no corpo e em alimentos pode resultar em diferentes problemas de saúde, o que torna necessário o controle da concentração do medicamento.

O sensor desenvolvido combina o uso de nanopartículas magnéticas e polímeros fluorescentes com impressão molecular e, testado em amostras de água, apresentou boa sensibilidade e vantagens práticas, incluindo possibilidade de análise em tempo real e facilidade de manuseio.

Além de Gorup, assinam o artigo Laís Mendes Alvarenga, Cristiane dos Reis Feliciano , Bruno Giordano Alvarenga, Hauster Maximiler Campos de Paula, Yara Luiza Coelho, Luis Henrique Mendes da Silva, Mariane Gonçalves Santos e Luciano Sindra Virtuoso.

O artigo, que terá acesso aberto nos primeiros 50 dias, pode ser acessado no seuinte link: https://authors.elsevier.com/c/1hm7Tc8qpaWLQ.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.