Pesquisadores ligados ao CDMF apresentaram trabalhos no CBCat

Congresso Brasileiro de Catálise aconteceu em setembro, em Bento Gonçalves

Seis pesquisadores ligados ao CDMF apresentaram trabalhos no 22o Congresso Brasileiro de Catálise, que aconteceu entre 25 e 29 de setembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

No dia 26, abrindo as apresentações da sessão “Síntese e Caracterização de Catalisadores e Adsorventes”, a aluna de pós-doutorado do CDMF, Lara Kelly Ribeiro, fez a apresentação de seu trabalho. O título de sua apresentação foi “The catalysis defined by structural defects and crystallinity: a case study with the catalyst NiMoO4”. O trabalho é baseado em sua pesquisa de doutorado, realizada em cotutela com a Universitat Jaume I, na Espanha, e concentra-se no estudo estrutural de materiais semicondutores com superfícies ativas para oxidação aprimorada. O estudo é teórico-experimental e se dedica à análise do NiMoO4 como caso de estudo. 

No dia 26, o mestrando Gabriel Franco Yamakawa apresentou o trabalho “Biomass supported WO3 as catalyst for high efficiency sulfides Oxidation” em que divulgou os resultados de otimização de condições catalíticas para a oxidação de sulfetos com alta eficiência, visando a uma boa alternativa para a síntese de sulfonas e sulfóxidos, produtos de grande interesse para diversas áreas, como a farmacológica, a agroquímica e a produção de plásticos.

No mesmo dia, a aluna de iniciação científica Laura Líbero apresentou o trabalho “Chitosan films with Immobilized Fe2(MoO4)3 as an Efficient Catalyst for the Selective Oxidation of Sulfides to Sulfones”, em que foi desenvolvido um catalisador formado pela imobilização do semicondutor Fe2(MoO4)3 em quitosana, aplicado na oxidação seletiva de diversos sulfetos para formação de sulfonas.

No dia 27, Giovanna Grasser, também pesquisadora de iniciação científica, apresentou o trabalho “The oxidation of sulfides using NiWO4 composites supported on chitosan”, que tem como objetivo o desenvolvimento de um catalisador à base de um semicondutor suportado em um biopolímero, capaz de atuar na oxidação seletiva de sulfetos a sulfonas. O material foi caracterizado e teve suas condições catalíticas otimizadas.

No mesmo dia, Mayra Luiza apresentou “Melhorando a atividade fotocatalítica do CoMoO4 através da adição de g-C3N4 para a degradação de efluentes orgânicos reais”, trabalho realizado no contexto de sua iniciação científica. Nesse trabalho, os nanocompósitos de g-C3N4/CoMoO4 foram preparados via método hidrotermal assistido por micro-ondas e decomposição térmica seguido de mistura mecânica, em que os nanocompósitos foram aplicados como fotocatalisadores para degradação de rodamina B e efluente real.

Já no dia 28, Matheus Cipriano, também pesquisador de iniciação científica, participou com o trabalho “Correlating the structure and the photocatalytic properties of Ag3PO4:Pr³+”. O objetivo da pesquisa é verificar e avaliar a formação de Pr em Ag3PO4, realizar testes fotocatalíticos para a degradação da molécula padrão e correlacionar as propriedades estruturais para obter o mecanismo de degradação. As amostras foram caracterizadas, e foram verificadas as atividades fotocatalíticas das amostras puras e dopadas com Rodamina B e Azul de Metileno. A análise da produção de espécies reativas de oxigênio pelas amostras demonstrou que as principais espécies que atuam nos mecanismos de fotocatálise são os radicais ⦁O2-. A apresentação de Matheus foi escolhida entre os melhores pôsteres e entre os melhores trabalhos do evento, em votação aberta.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.