Cientistas do CDMF estão entre os mais influentes do mundo

Ranking é elaborado por pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA

Os pesquisadores do CDMF Elson Longo, Edson Roberto Leite, Reginaldo Muccillo, Alexandre Zirpoli Simões e José Arana Varela (falecido em 2016) estão entre os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação, de acordo com a edição 2023 das “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, ranking elaborado anualmente por John P. A. Ioannidis e colegas da Universidade Stanford (EUA) e publicado neste mês pela Editora Elsevier.

O levantamento analisa a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

A metodologia fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). São fornecidas também métricas com e sem autocitações, além da proporção de citações por artigos citados. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022, enquanto os dados do ano mais recente referem-se às citações recebidas apenas durante 2022.

O resultado fornece um conjunto público e padronizado de informações sobre os cientistas, que são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. O Brasil aparece com um total de 1.294 pesquisadores. 

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.