Pesquisa de doutorado do CCMC sobre sensores de gás ozônio é destaque no site do IFSC-USP

Foi publicada nesta manhã, no site do Instituto de Física de São Carlos uma matéria sobre o trabalho de doutorado da pesquisadora Ariadne Catto, sob orientação do Prof. Valmor Roberto Mastelaro do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC). A matéria dá destaque para o potencial de aplicação da pesquisa desenvolvida pela doutoranda, cujo objetivo é proporcionar tecnologia que otimize a fabricação de dispositivos sensores de gás ozônio.

Nos dias atuais, nos defrontamos com uma realidade a qual necessita de atenção, como por exemplo, processos industriais e a grande quantidade de veículos automotores que geram diferentes tipos de gases tóxicos. O resultado destes processos é preocupante uma vez que estes gases, quando inalados de acordo com sua concentração na atmosfera, podem causar danos ambientais e à saúde humana e animal. Sensores detectores de diferentes tipos de gases, são, então, uma alternativa para o controle dessas emissões, e o doutorado de Catto, está sendo realizado com foco na otimização de sensores de gás ozônio que sejam adequados a estas questões preventivas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de Ozônio maiores que 0,12 ppm (partes por milhão) podem causar irritações nos olhos bem como sérios problemas nas vias respiratórias, como edema pulmonar. Dessa maneira, o estudo que desenvolve apresenta grande relevância do ponto de vista ambiental e humano. Catto finalizou esclarecendo ainda: “Sensores de gás estão presentes em nosso cotidiano e são amplamente utilizados em diversas áreas do conhecimento. Um bom exemplo a ser citado é que recentemente o oxido de zinco vem sendo estudado como sensor de acetona que pode ser empregado no diagnóstico e monitoramente de diabetes, devido a maior concentração de acetona encontrada no halito de pacientes com essa doença.”

As múltiplas possibilidades da Ciência colaborar com o desenvolvimento de materiais sensores de gás, abrem horizontes para benefícios serem revertidos e percebidos diretamente pelo público em geral, como as importantes aplicações citadas.

Para saber mais sobre o assunto, visite a página do IFSC, onde a matéria está publicada: http://www.ifsc.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3177:novo-metodo-visa-fabricacao-de-sensores-de-gas-ozonio&catid=3:ifsc-hoje&Itemid=281

Veja também a matéria sobre sensores de gás realizada no início do ano pela Assessoria de Comunicação do CCMC, em que Ariadne Catto e Carlos Escanhoela Junior esclarecem mais sobre o assunto e suas pesquisas: http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/noticias/pesquisa-materiais-sensores-de-gas-sao-estudados-e-desenvolvidos-no-ccmc

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).