Materiais Avançados

FCW Cultura Científica

Materiais Avançados

“Nada existe exceto átomos e espaço vazio; tudo o mais é opinião”, disse Demócrito. Do bronze ao silício, materiais têm definido a evolução humana e esta edição de FCW Cultura Científica traz alguns novos personagens que poderão se mostrar fundamentais para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento social e econômico.

São materiais avançados desenvolvidos em laboratórios que possuem propriedades excepcionais, com potencial de aplicação em virtualmente todos os setores e atividades. Conversamos com cientistas que contam sobre os desafios e as oportunidades que envolvem o estudo e a aplicação de novos materiais, bem como perspectivas para o futuro.

Elson Longo fala sobre os semicondutores, que formam a espinha dorsal da eletrônica moderna, com a capacidade de conduzir eletricidade de forma controlada, elementos essenciais em circuitos integrados, transistores e diodos. Mas o potencial de aplicação de semicondutores é muito maior, com aplicações em segurança, indústria, agricultura e saúde, como mostram as inovações criadas pelo grupo de Longo.

Texto completo em: https://www.fcw.org.br/culturacientifica4/novos-materiais

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.