Pesquisador associado do CDMF dá palestra sobre novos supercondutores

Edison Zacarias da Silva abordou, entre outros temas o Li5C, que só existiria em altas pressões

O pesquisador Edison Zacarias da Silva, professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador associado do CDMF apresentou, no último dia 7, uma palestra convidada no evento X4-MECS (Workshop on X-rays for Magnetic, Electronic and Crystalline Structures of Materials), que aconteceu no laboratório Sirius no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

Na palestra, intitulada “Search for newelectride high temperature superconductors”, o professor apresentou resultados de suas pesquisas sobre previsão teórica de novos materiais supercondutores sob condições extremas. Entre outros, foi abordado o Li5C, um eletreto que pesquisadores do laboratório Sirius na linha de luz EMA (Extreme condition Methods of Analysis) estão tentando sintetizar. Por meio de simulações computacionais, o grupo de Zacarias chegou à previsão de que o Li5C só existiria em altas pressões (acima de 45 GPa) e que seria um supercondutor em pressões acima de 50 GPa.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.