Tomba-Letra: lógica, raciocínio e português em jogo educativo

Quebra-cabeça online pode ser usado por professores como ferramenta de ensino para as aulas de português e matemática

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) Ludo Educativo lançou o jogo Tomba-letra, que estimula o raciocínio lógico e o ensino de português em uma missão no espaço. O game pode ser jogado em computadores e utilizado como uma ferramenta pedagógica por professores.

O alienígena Zelig é o personagem principal da história – que acontece em uma nave no espaço. Com o retorno de Zelig para sua nave, ele decide que organizará as caixas que coletou e liga para seu companheiro robô, Zureta. Com a ajuda de Zureta, o jogador deve então passar um conjunto de níveis distintos e organizar a nave. Cada nível possui uma palavra que deve ser montada ao se colocar as caixas em seus respectivos encaixes.

O controle do jogador acontece através da gravidade da nave, alterando-a para qualquer uma das quatro direções (cima, baixo, esquerda, direita) e, consequentemente, movendo as caixas para tais direções. O coordenador de desenvolvimento do grupo, Gabriel Lima, explica que o jogo pode ser usado como uma maneira de estimular o raciocínio dos alunos. “Cada nível consiste em um quebra-cabeça que deve ser solucionado para que o jogador progrida no jogo”, disse.

A coordenadora pedagógica do grupo, Marília Faustino, explica que a mecânica do jogo estimula o pensamento lógico do aluno, uma vez que ele precisa calcular cada um de seus movimentos no quebra-cabeça. “Um aluno que tenha um bom pensamento lógico para a resolução de quebra-cabeças irá terminar as fases em um número menor de passos, obtendo uma recompensa maior. Além disso, o jogo auxilia o aluno a consolidar a ortografia das palavras apresentadas pelo jogo”.

Além da tarefa principal, cada nível possui também insetos que podem ser removidos pelas caixas e um número máximo de movimentos. Quanto mais insetos removidos e menos movimentos, maior a pontuação final do jogador.

Marília explica ainda que o jogo é indicado para alunos a partir do sétimo ano do ensino fundamental, ou seja, acima de 12 anos. “Após uma prova em que foram detectados erros ortográficos o professor de português pode indicar aos alunos o uso do jogo, acompanhando-os na sala de informática da escola. Além disso, o professor de matemática pode acompanhar a aplicação do jogo, e construir uma tabela coletiva com o número de movimentos que cada aluno executa para completar a palavra e com esses dados, trabalhar o conceito de média, moda, dentre outros conceitos matemáticos”, orientou.

tomba-letra-logica-raciocinio-e-portugues-em-jogo-educativo-ludo-cdmf-ufscar-imagem-1

O jogo pode ser acessado através do link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/tomba-letra.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, reforça o intuito do grupo Ludo Educativo, que aproxima a universidade da escola através de novas ferramentas pedagógicas. “Seguindo a filosofia do Centro de interagir como os estudantes, conduzindo-os para adquirir conhecimento de modo alegre e sem pressão, este jogo vai melhorar o desempenho dos estudantes em português”, disse.


Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012, conta com cerca de 160 mil acessos mensais e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e pedagogos da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Conheça mais jogos do grupo no site http://portal.ludoeducativo.com.br.

Sobre Ludo Educativo 8 Artigos
Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da Aptor Games e Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 11 centros de excelência (CEPIDs) da FAPESP e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).