Miguel San Miguel e Julio Sambrano fazem palestras no Quitel

Congresso de química teórica acontece no Uruguai até a quinta-feira, 30

Prof. Julio Sambrano

Os pesquisadores associados ao CDMF Julio Sambrano e Miguel San Miguel apresentaram na quarta-feira, 29, palestras no 46o Quitel, o Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina, iniciado no domingo, 26, na Universidade da República, em Montevidéu, no Uruguai.

A apresentação de Sambrano, professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), intitulada “Multi-dimensional materials modeling and its multi-functional properties”, tratou da modelagem e simulação computacional de estruturas para uso na modelagem de nanopartículas e comparação delas por meio de microscopia eletrônica de varredura e microscopia de transmissão eletrônica. Tratou também de modelagem de materiais para aplicações como armazenamento de energia, sensores de gás, peneiras moleculares, além de materiais termoelétricos e piezoelétricos. A palestra abordou ainda nanotubos, o desenvolvimento recente de ferramentas visando o crescimento morfológico de nanopartículas e também softwares baseados na teoria quântica de átomos, moléculas e cristais.

Prof. Miguel San Miguel

San Miguel, professor no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou a palestra “Silver-based Semiconductors for Generation of Reactive Oxygen Species from Atomistic Calculations”. A apresentação tratou dos esforços mais recentes de seu grupo de pesquisa para revelar os princípios físico-químicos que controlam a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) em superfícies de óxidos metálicos à base de prata. Os estudos do grupo, que combinam cálculos da teoria da densidade funcional (DFT) e simulações moleculares dinâmicas ab initio, fornecem compreensões relevantes sobre a ativação de moléculas de oxigênio e água para a geração de ROS.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.