Pesquisadoras do CDMF obtêm eletrodo durável de fosfeto de níquel

Além da durabilidade, material demonstrou boa estabilidade

Quatro pesquisadoras do CDMF sintetizaram um eletrodo de fosfeto de níquel que demonstrou alta eficiência na eletrocatálise para a reação de evolução do hidrogênio (HER), técnica utilizada para a obtenção de gás hidrogênio (H2) que ainda tem alto custo. O hidrogênio é considerado uma alternativa importante para a substituição dos combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte do aquecimento da atmosfera.

O experimento está descrito no artigo “One-step electrodeposited nickel phosphide electrode for pH-universal electrochemical hydrogen production”, publicado no periódico Electrochimica Acta. Nele, as pesquisadoras analisam a relação entre a taxa molar do níquel (Ni) nos eletrodos amorfos de fosfeto de níquel (Ni-O) eletrodepositados  sobre espuma de níquel e utilizados como eletrocatalisador para a reação de evolução do hidrogênio. O eletrodo 3-Ni-P apresentou ótimo desempenho como catalisador em todas as condições de acidez, e os filmes Ni-P demonstraram excelente estabilidade nas diferentes condições estudadas. O bom desempenho foi atribuído à estrutura granular do material, com grande área de superfície, permitindo boa interação com o eletrólito, favorecendo a cinética da HER. Os resultados são relevantes na busca de um material catalisador estável, de fácil sintetização e capaz de operar em uma vasta gama de pHs para viabilizar a reação.

Assinam o artigo Lorena Goulart, Marina Medina, Anelisse Brunca da Silva e Lucia Mascaro.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.