Com apoio da Fapesp, estudantes do CDMF realizam estágio na Universitat Jaume I

Da esquerda para a direita: IC Giovanna de Amorim Grasser, Dr. Marcelo de Assis, Profa. Lourdes Gracia, Prof. Miguel A. San-Miguel, Prof. Juan Andres, Prof. Elson Longo, Prof. Júlio Sambrano, IC Mayra Luiza Gonçalves Rodrigues, IC Paulo Vitor da Costa e Silva, Dr. Eduardo Oliveira Gomes

Estudantes de iniciação científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) realizam estágio na Universitat Jaume I, na Espanha, em colaboração com os professores Rosa Llusar, Gladyz Minguez-Vega e Juan Andrés, por meio de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

Os estagiários brasileiros ficarão entre dois e três meses na universidade espanhola, desencolvendo trabalhos relacionados à modificação de semicondutores multifuncionais com femtosegundos visando o aperfeiçoamento de suas habilidades em catálise, fotocatálise e atividade biológica.

A aluna Giovanna de Amorim Grasser irá modificar tungstato de níquel (NiWO4) a fim de aprimorar a sua atividade catalítica para a oxidação de sulfetos presentes em combustíveis. 

Mayra Luiza Gonçalvez Rodrigues modificará nitreto de carbono grafítico (g-C3N4) visando diminuição de adsorção e melhora na geração dos pares de carga fotogerados. Já Paulo Vitor da Costa e Silva irá modificar compósitos de hidroxiapatita com curcumina para a obtenção de novos materiais para regeneração celular. 

Neste mês, foram discutidos durante duas semanas os projetos para o biênio 2024/2025 e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. “Este estágio no exterior reforça as parcerias internacionais entre o CDMF e a Universitat Jaume I, e torna ainda mais sólida a formação acadêmica e científica destes alunos, promovendo a troca de conhecimento entre pesquisadores brasileiros e espanhóis”, afirma Elson Longo, diretor do CDMF.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2929 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.