Seminários do CCMC – Lucas Franscisco falará nesta semana

Simulação de difração de raios-x em nanocristais de celulose com falhas de empilhamento é tema desta semana

Resumo: Fração substancial (30-50%) da biomassa vegetal é constituída de nanocristais de celulose, de maneira que esses cristais são os cristais orgânicos mais abundantes da Terra. As celuloses nativas têm duas estruturas cristalinas conhecidas, denominadas Ia e Ib. Nessas estruturas, a celulose forma camadas moleculares que seguem padrões bem definidos de empilhamento. Falhas de empilhamento são prováveis defeitos dos cristas, mas, de fato, pouco se conhece sobre as imperfeições dos cristais de celulose vegetal. Dado que difração de raios-x é capaz de revelar imperfeições de cristais, este projeto fará a simulação computacional da difração de raios-x de cristais de celulose contendo falhas de empilhamento, Os resultados finais apontam caminhos para que falhas de empilhamento sejam experimentalmente detectadas e quantificadas. Dessa forma, o projeto contribui para a compreensão da celulose vegetal, esse biopolímero renovável, abundante e fascinante.

Seminarista: Lucas Henrique Francisco, aluno de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos

Data: 24/03/2015

Local: Sala F-202 (Prédio dos Laboratórios de Ensino do IFSC)

Horário: Das 16h às 17h

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).