Pesquisa de doutorado sobre materiais sensores é finalizada no CCMC

Na última quinta-feira, dia 07/05/2015, foi finalizada a pesquisa de doutorado de Carlos Escanhoela Júnior, o qual recebeu o titulo de Doutor em Ciências na área de Física Aplicada. Escanhoela Júnior defendeu a tese intitulada “Síntese e caracterização do sistema nanoestruturado Sr1-xLaxTi1-yFeyO3: aplicações como sensor de gás” a qual foi orientada pelo coordenador do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, Prof. Valmor Roberto Mastelaro.

Fizeram parte da banca examinadora da tese de Escanhoela Júnior os seguintes pesquisadores: Dr. Santiago José alejandro Figueroa (CNPEM/Campinas), Prof. Dr. Marcelo Ornaghi Orlandi (UNESP/Araraquara), Prof. Dr. Máximo Siu Li (IFSC/USP/ São Carlos) e Prof. Dr. José Antonio Eiras (UFSCar/ São Carlos).

A pesquisa do Dr. Carlos Escanhoela Júnior é mais uma colaboração científica ao entendimento de materiais com potencial aplicação para sensores de gás ozônio. O estudo contou com apoio financeiro da FAPESP e é parte da cooperação estabelecida em 2008 na qual que teve início no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, estudos sobre sensores de gás motivados por uma colaboração científica realizada com pesquisadores da Universidade Paul Cézane de Marseille, França. Nestes sete anos, o CCMC, em parceria com a instituição de pesquisa francesa, realizou pesquisas de destaque internacional na área de materiais sensores. Atualmente, além da colaboração com a Universidade francesa, chefiada pelo Prof. Khalifa Aguir, colaborações em pesquisas do CCMC envolvendo o estudo de materiais sensores de gás também estão sendo realizadas com o Prof. Marcelo Orlandi, do Instituto de Química da UNESP.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).