CCMC em Revista – Balanço 2015

Passando o ano de 2015 em revista, o Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) avaliou com seus membros todas as atividades e resultados alcançados. Coordenado pelo Prof. Valmor Roberto Mastelaro, o CCMC contou com 13 alunos de Iniciação Científica, 2 alunos de mestrado, 8 alunos de doutorado e 4 pós-docs, totalizando 27 alunos. Foram recebidos também 3 alunos da França para a realização de cooperações internacionais, os quais realizaram estágio de conclusão de curso no grupo de pesquisa (Institut Universitaire Technologique d’Aix-Marseille (IUT – Marseille).

Durante todo o ano de 2015, 17 pesquisadores visitaram o CCMC para realizar pesquisas colaborativas, firmar novas parcerias e discutir trabalhos em conjunto. Estes pesquisadores fazem parte de acordos de colaboração com universidades e instituições de pesquisa dos seguintes estados e países: Dourados (MS), Goiânia (GO), Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, França, Espanha, EUA, Alemanha, Austrália e Colômbia. O CCMC também é membro integrante de dois CEPIDs FAPESP: o Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) do qual é coordenador da área de ensino e difusão científica o docente do grupo, Prof. Antonio Carlos Hernandes e o Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CERTEV).

A equipe de pesquisadores do CCMC (Professores Antonio Carlos Hernandes, José Pedro Andreeta, Valmor Roberto Mastelaro, Jean-Claude M’Peko, Renato Vitalino Gonçalves, Dra. Maria Inês Basso Bernardi e seus respectivos alunos orientados)  alcançou no ano que passou uma produção expressiva de trabalhos publicados em periódicos. Ao todo, 32 artigos foram publicados em revistas de impacto na área de Ciência e Engenharia dos Materiais, alcançando também a quantidade de 677 citações dos trabalhos já realizados por pesquisadores do grupo.

2015 também foi marcado como um ano em que o CCMC atuou na organização e promoção de eventos de grande relevância. Entre março e abril do ano que se findou, foi realizada a 1aEscola Brasileira de Espectroscopia de Absorção de raios-x (EBARX), organizada pelo coordenador do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, Prof. Valmor Roberto Mastelaro. O evento contou com apoio do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da CAPES e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e recebeu 67 pesquisadores de Instituições de todo Brasil os quais participaram de aulas teóricas e práticas de análise durante a EBARX.

Em agosto de 2015 foi realizado o I Workshop on Advanced and Funcional Materials, organizado pelos docentes Valmor Roberto Mastelaro (coordenador do CCMC/IFSC/USP) e Marcelo Ornaghi Orlandi (LIEC/UNESP). O evento contou com o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP) e também dos seguintes órgãos: AREX, PPGQ-IQ (UNESP) e POSMAT. O Workshop contou com a vinda de 3 pesquisadores de grande relevância na área para ministrar palestras (Prof. Dr. Harry L. Tuller – MIT, Prof. Dr. Ji Ung Lee – SUNY e Prof. Dr. Khalifa Aguir, Aix-Marseille Université, Marseille).

Um novo docente também foi admitido no corpo de pesquisadores do CCMC no ano de 2015. Trata-se do Prof. Renato Vitalino Golçalves. O Professor Gonçalves atua na área de Física, ênfase em Física da matéria condesada, com foco no desenvolvimento e estudo das propriedades eletrônicas  e estruturais de nanotubos de óxidos metálicos e sua aplicação na fotogeração de “hidrogênio solar” pela reação water splitting como um combustível renovável na geração de energia. Outra faceta de sua linha de trabalho consiste na síntese de nanopartículas metálicas (Ni, Cu, Co, Pt, Au) por Magnetron Sputtering Deposition. O docente atua com as seguintes técnicas de caracterização: Difração de raios X (XRD) e simulação pelo método de Rietveld, Absorção de raios X e Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS). A chegada do Prof. Gonçalves ao CCMC inaugurou uma nova linha de pesquisa no grupo: Desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos e Nanopartículas metálicas.

Com o know-how adquirido em pesquisas na área de materiais sensores, os pesquisadores envolvidos diretamente nestes estudos, coordenados pelo Prof. Valmor Mastelaro, em parceria com a equipe técnica do CCMC (Engenheiro Ms. Luís Carlos Caraschi e Manoel Ricardo Roncon, e doutorandos Ariadne Catto e Carlos Escanhoela Jr.), elaboraram uma câmara projetada a partir de um modelo oferecido pelo próprio LNLS. O aparato tem em vista desenvolver estudos “in situ” da estrutura eletrônica e a curta distância de amostras dos materiais sensores, através da técnica de espectroscopia de absorção de raios-X (XAS). O dispositivo será de uso comum no LNLS.

Na área de ensino e difusão de ciências do CCMC, coordenada pelos Professores Antonio Carlos Hernandes e Ariane Baffa Lourenço (UFGD/MS), o Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) atuou em pesquisas relacionadas ao perfil de ingressantes dos cursos oferecidos pelo IFSC/USP, analisando suas motivações em cursar as carreiras científicas e suas dificuldades/facilidades e perspectivas.


Destaques e Prêmios

Entre os melhores trabalhos de Iniciação Científica do IFSC/USP a pesquisa do estudante do CCMC Lucas Henrique Francisco, orientando do professor do Antonio Carlos Hernandes, foi selecionada para estar entre as 5 ICs de maior relevância para concorrer ao Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas. Lucas recebeu, no encerramento, uma menção honrosa pelo destaque de sua pesquisa, que ficou entre as três melhores das cinco selecionadas para concorrer ao prêmio: Cerâmicas condutoras de prótons a base de Ba3Ca1,18Nb1,52R0,3O9-§: preparação e propriedade – Lucas H. Francisco, João Elias F.S.Rodrigues e Antonio Carlos Hernandes.

A equipe do LaDiC também foi contemplada com um prêmio concedido pela Universidade do Oriente, Cuba. O prêmio foi atribuído à Dra. Ariane Baffa Lourenço, ao Professor Antonio Carlos Hernandes e aos professores da Universidad de Oriente, Juán Guillaron Lláser e Luis Manuel Méndez Pérez em reconhecimento aos positivos resultados de uma parceria envolvendo a universidade cubana e o LaDiC/CCMC. A cooperação estabelecida pelos pesquisadores premiados, iniciou-se em 2011 com um projeto aprovado pela CAPES (CAPES/MES-Cuba) com vistas ao desenvolvimento e avaliação de estratégias que estimulassem o ingresso de estudantes para a carreira de Física.

Para o ano de 2016 que se inicia, a expectativa e meta do grupo é manter a produção, receber novos pesquisadores do Brasil e exterior (já confirmados, da França, Colômbia e Austrália) e dar sequencia à rotina de pesquisas de grande relevância na área de Ciência e Engenharia dos Materiais. As dependências do CCMC também serão modificadas com grandes melhorias, uma vez que está no horizonte do grupo a mudança para a área 2 da USP, na qual uma nova infraestrutura de pesquisa já está sendo concluída.

Para conhecer mais sobre as linhas de pesquisa e trabalhos desenvolvidos pelo CCMC, acesse:

http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/linhas-de-pesquisa

http://www.ifsc.usp.br/ccmc/index.php/pt/noticias

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).