Exposição Nanoarte na reitoria da UNESP

A Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos

A exposição Nanoarte, idealizada por membros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) está na Reitoria da Unesp, em São Paulo, SP, até dia 19 de fevereiro.

Desenvolvida por técnicos administrativos e pesquisadores do CDMF na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas no Photoshop. Essas imagens captadas no microscópio são feitas com os materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.

Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo são os idealizadores do projeto e principais autores das imagens. A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.

exposicao-nanoarte-na-reitoria-da-unesp-imagem

PERÍODO: 2 a 19 de fevereiro de 2016 – Segunda a sexta das 9 às 17 h – Exceto feriados
LOCAL: Espaço Cultural Unesp – Rua Quirino de Andrade, 215 – Centro – São Paulo – SP


Nanoarte em livro
Em junho de 2015, foi lançado o livro “Nanoarte: A arte de fazer arte”, reunindo mais de 200 imagens. As ilustrações são acompanhadas por duas legendas – uma com o nome científico do material e outra com sua interpretação artística. A distribuição do livro é gratuita e pode ser feita através do email elson.liec@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8214. A obra também está disponível na internet, pelo endereço http://www.lpcvisual.com.br/nanoarte

Sobre o CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fapesp. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).