Novo jogo do Ludo Educativo ensina língua portuguesa no ritmo do Frevo

Game é estratégia interdisciplinar para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos

Um jogo lançado pelo grupo Ludo Educativo pode ser um objeto de aprendizagem interdisciplinar por professores de Língua Portuguesa e Educação Física para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos. No Ritmo das Palavras trata sobre sinônimos e antônimos usando como cenário a dança típica do estado de Pernambuco, o frevo.

Dois personagens dançam de acordo com a missão passada: quando o jogador precisa associar os antônimos, as roupas dos personagens são de cores diferentes. Quando o desafio é associar sinônimos, as cores são iguais. Caso o jogador erre, perde uma sombrinha do frevo e os personagens também errarão os passos da dança. Se acertar, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, explica que os professores de Língua Portuguesa e Educação Física podem trabalhar o jogo de maneira interdisciplinar, podendo ajudar os estudantes a ampliar o vocabulário e conhecimento cultural sobre essa dança típica brasileira. “O trabalho com a cultura popular pode ser interessante para que os alunos construam sua identidade cultural”, apontou.

“O professor de Educação Física pode aproveitar o Dia Nacional do Frevo, 14 de setembro, para apresentar o jogo para os alunos, pelo fato da disciplina também trabalhar as danças populares brasileiras”. Marília explica ainda que o conteúdo do jogo está localizado no Currículo do Estado de São Paulo, previsto para o 1º bimestre do 6º ano do ensino fundamental.

Para jogar, basta clicar e arrastar a palavra do bloco vermelho e soltar sobre o bloco azul, e, quando associar todas as palavras, clicar no botão “checar”. O jogador deve tomar cuidado para não perder sombrinhas, pois sem elas os personagens não podem dançar.

novo-jogo-do-ludo-educativo-ensina-lingua-portuguesa-no-ritmo-do-frevo-cdmf-ufscar-imagem-1

O jogo está disponível no link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/no-ritmo-das-palavras.

Elson Longo, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), centro de pesquisa em que o Ludo Educativo está inserido, explica que o portal de jogos educacionais já ultrapassa os 8 milhões de acessos, sendo uma ferramenta utilizada por professores em diversas escolas no Brasil. “Os alunos do ensino fundamental e médio podem estudar o conteúdo que aprendem na escola através do Ludo, de uma forma agradável e divertida”.


Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular. Um dos temas atuais abordados nos jogos é a dengue, que vem causando epidemias em todo o país. No Contra a Dengue, o jogador precisa acabar com os focos da doença pela cidade. Para jogar, clique aqui.

Sobre Ludo Educativo 8 Artigos
Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da Aptor Games e Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 11 centros de excelência (CEPIDs) da FAPESP e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).