Curso sobre técnica de XPS organizado pelo CDMF é finalizado com êxito

O curso organizado pela equipe do CDMF congregou seus pesquisadores e demais interessados em fazer uso da técnica

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF, um dos CEPIDs FAPESP) promoveu um curso sobre a técnica de XPS, realizado entre os dias 29/06 e 01/07 de 2016 no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP). Idealizado pelo Professor Valmor Roberto Mastelaro, coordenador do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC do IFSC/USP), o curso congregou 40 pesquisadores do CDMF e outros pesquisadores interessados em fazer uso da técnica de XPS. As aulas foram ministradas pelo Professor Alexandre Alberto Chaves Cotta, da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais (UFLA) e também pela pesquisadora de mestrado do CCMC, Nathaly Colmenares.

O CCMC abriga desde o início deste ano (2016) o equipamento para a realização de medidas o qual foi adquirido com recursos do CDMF e está sob a responsabilidade do Prof. Valmor. A ideia de promover o evento surgiu pela grande demanda que o equipamento trouxe, de modo que os pesquisadores pudessem compreender mais a fundo sobre a técnica e as condições para sua realização com maior efetividade.

Para a concretização do evento, apoiado pelo Pesquisador Responsável pelo CDMF, Professor Elson Longo, o Professor Valmor fez o convite para o Professor Alexandre em razão de sua grande experiência com XPS, que gentilmente aceitou e veio a São Carlos para ministrar as aulas. O curso e treinamento contou com a colaboração de Nathaly para sua realização, a qual têm sido auxiliar do Professor Valmor na operação do XPS.

O curso introduziu aos pesquisadores a técnica de espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), seus aspectos básicos de instrumentação e ainda o processamento de dados obtidos pela técnica através do software CasaXPS. A programação estruturou-se da seguinte maneira:

Quarta-feira

Manhã: Introdução ao XPS e detalhes experimentais

Tarde: Introdução ao CasaXPS: apresentação de recursos e manipulação/ajuste de dados

Quinta-feira:

Manhã: estudo de caso – demonstração de como ajustar diferentes espectros de XPS

Tarde: aula prática – estudo de caso

Sexta-feira:

Manhã: aula prática – estudo de caso

As aulas dedicaram-se maciçamente à interpretação e ajuste dos espectros de XPS. O Professor Alexandre apresentou aos presentes uma visão geral dos recursos disponíveis no software CasaXPS, bem como ensinou-os como extrair diversas informações do espectro: identificação e quantificação de concentração de elementos presentes na amostra, determinação das ligações químicas presentes, estados de oxidação, caráter metálico, entre outras.

Alexandre ainda enfatizou com os pesquisadores diferentes formas de ajustes, remoção de background, formatos de curvas, fatores de sensibilidade, bem como formatação de gráficos. Finalmente, o curso dedicou-se, ainda, a uma parte prática, onde diferentes conjuntos de dados foram repassados e analisados em sala.

Nathaly em sua exposição apresentou aos presentes características técnicas do equipamento, como as análises funcionam, tempo de duração, e como a preparação das amostras deve ser realizada para conduzir adequadamente as análises. A pesquisadora reforçou a importância do pesquisador que deseja as análises acompanhar o procedimento junto ao operador do XPS, de modo que se otimize e aumente a qualidade dos dados que a técnica fornece. Nas oficinas práticas, a mestranda orientou aos presentes, em conjunto com Alexandre, como o software deveria ser utilizado para os casos propostos didaticamente.

O evento foi finalizado pelo Professor Valmor, enfatizando aos participantes a grande oportunidade do CDMF abrigar o equipamento de XPS, recomendando aos pesquisadores que se aprofundem cada vez mais no conhecimento da técnica. Para os próximos semestres, a perspectiva é que o CDMF organize outros eventos em níveis de aprofundamento maior sobre a técnica.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).