1ª Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações

A iniciativa tem como objetivo formar a comunidade de jovens pesquisadores brasileiros nessa área

Imagem de http://lnls.cnpem.br/

Fonte: http://lnls.cnpem.br/

Entre 10 e 21 de julho de 2017 o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), irá realizar a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações. Planejada como um evento regular, a ser realizado anualmente, a iniciativa tem como objetivo formar a comunidade de jovens pesquisadores brasileiros nessa área. A escola pretende introduzir os conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron, além de apresentar algumas técnicas e tecnologias específicas. A escola terá duração de duas semanas: na primeira serão apresentados os tópicos comuns, e na segunda semana, os tópicos específicos e tutoriais.

Público: Estudantes do último ano da graduação, de mestrado e doutorado. Pós-doutorandos, pesquisadores/professores de qualquer área também serão bem vindos.

Créditos: Estamos considerando a interação com cursos de pós-graduação para a atribuição e validação de créditos para os estudantes nas suas instituições.

Conteúdo preliminar:

Tópicos comuns

  • Introdução geral sobre o estudo de materiais em laboratórios síncrotron
  • O que é o LNLS, como funciona, e como escrever uma boa proposta de pesquisa
  • Produção da luz síncrotron
  • Interação da radiação com a matéria
  • Aplicações de ferramentas matemáticas
  • Fundamentos de coerência
  • Ótica de raios X e instrumentação de linhas de luz
  • Detectores
  • Introdução a técnicas de espalhamento e difração de raios X
  • Introdução a técnicas de espectroscopia (raios X moles e duros)
  • Introdução a técnicas de imagem

Tópicos específicos totalizarão 15 horas-aula em diversas áreas relacionadas.
Tutoriais de experimentos e análises de dados serão realizados nas tardes da segunda semana, com grupos pequenos de participantes.

Serviço:
Evento: 1ª Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações
Data do evento: 10 a 21 de julho de 2017
Local: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP.

Assessoria de Comunicação do LNLS/CNPEM
Luciana Noronha – luciana.noronha@cnpem.br – Tel. (19) 3512-1107

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.