Ciclo Semanal de seminários do CCMC retoma suas atividades amanhã, 11/08/2016

A seminarista que dará início ao ciclo neste semestre é a doutoranda Ariadne Catto

A seminarista que dará início ao ciclo neste semestre é a doutoranda Ariadne Catto, orientanda do Prof. Valmor Mastelaro.
Todos os alunos e membros do CCMC estão convidados, além do público externo.
O objetivo do ciclo de seminários do CCMC é reforçar entre os membros do Grupo a troca de informações e experiências de pesquisa que vêm ocorrendo em seus trabalhos. Também é o foco da iniciativa que os alunos do grupo criem o hábito de realizarem exposições orais de suas pesquisas, treinando a comunicação científica para eventos desta natureza. É um momento de aprendizado conjunto, aproximando os membros e tornando-nos co-partícipes dos trabalhos que vem sendo realizados, resultando em benefícios desta troca de vivências para o Grupo como um todo.
Acompanhem o resumo do seminário de amanhã!


Preparação de nanobastões de óxido de zinco (ZnO) aplicados como sensor de ozônio

Nos últimos anos, sensores de gás ozônio têm recebido especial atenção devido à alta toxidade e efeitos nocivos a saúde humana. Trabalhos recente mostram que a fase ZnO apresentando morfologias especiais (nanotubos, nanowires, nanobelts) apresentaram boa sensibilidade a diversos gases de importante detecção como por exemplo CO, NOx e ozônio (O3).
No presente estudo, nos investigamos as propriedades sensoras de nanobastões do composto ZnO crescidos in situ pelo método hidrotermal. Os testes de detecção foram realizados em diferentes concentrações de ozônio ( 0,08 a 1 ppm). Os sensores apresentaram um tempo de resposta e de recuperação de 25 e 88 segundos respectivamente, quando expostos a 1 ppm de ozônio a 250°C. Nossos resultados indicam que sensores baseados em nanobastões de ZnO apresentam boa sensitividade, sendo capaz de detectar mesmo baixas concentrações de ozônio (0,08ppm).

Seminarista: Ariadne Catto
Data e horário: Dia 11/08/2016, quinta feira, das 10h às 11h
Local: Sala F202, Prédio de Ensino do IFSC, primeiro andar (subindo o lance de escadas do prédio de ensino, virando à esquerda)

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).