Parceria: CCMC e UFC pesquisam biomaterial para aplicações médicas

A colaboração tem em vista o aproveitamento do látex natural para aplicações biomédicas

Uma nova parceria com o Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) teve início nos últimos dias conjuntamente à Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Grupo de Interfaces Sólido-Biológicas (Solid-Biological Interface Group – SolBIN) do Departamento de Física da referida instituição.  A colaboração tem em vista o aproveitamento do látex natural para aplicações biomédicas, podendo ser aplicado, no futuro, como elemento de recobrimento “coatings” de biomateriais como implantes, materiais cirúrgicos, entre outros.

A parceria firmada teve início quando o pós-doc do CCMC Dr. Rodney Marcelo Nascimento proferiu uma palestra na UFC, neste ano, sobre superfícies superhidrofóbicas. A partir de então, o Professor Amauri Jardim de Paula do SolBIN manteve contato com o pesquisador, atualmente, desenvolvendo sua investigação na área de funcionalização de superfícies para aplicações em biomateriais, sob a supervisão do Professor Antonio Carlos Hernandes. O Professor Amauri observou, a respeito do estado da arte das pesquisas na área: “Apesar de ser um material industrialmente processado e amplamente utilizado (ex: luvas, preservativos), o látex natural não é totalmente conhecido, principalmente devido à sua complexidade química (é composto pelo poli-isopreno, proteínas, metais, e outros). Portanto, há muitas propriedades do látex natural cujo potencial ainda não foi explorado.”

Em um primeiro contato mais direto com o CCMC, na última semana, o Professor Amauri esteve no Grupo com duas de suas alunas, Vivane Macedo Saboia e Naiara Cipriano. A visita dos pesquisadores foi conduzida com reuniões, discussões e experimentos juntamente com o Dr. Rodney, que recepcionou os novos colaboradores. Rodney afirmou: “Os pesquisadores da UFC também serão inseridos no projeto  de desenvolvimento do hibrido fosfato de calcio-proteins da borracha natural, financiado pela FAPESP Para o estudo da interface Organica-inorganica por espectroscopia Raman.” Os dias no CCMC foram dedicados, segundo o Prof. Amauri à preparação de recobrimentos de látex natural para serem realizados testes de citotoxidade.

Os próximos passos da colaboração será o desenvolvimento de estudos conjuntos envolvendo a caracterização dos recobrimentos de látex natural utilizando espectroscopia de emissão de fotoelétrons por raios-X (XPS), e os ensaios de biocompatibilidade dos recobrimentos. Os pesquisadores de ambas instituições também realizarão nos próximos meses, visitas técnicas aos laboratórios do CCMC e UFC para as etapas posteriores.

Assessoria de Comunicação do CCMC: Amanda Murgo

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).