Professor Elson Longo é homenageado em inauguração de laboratórios da UFPel

A homenagem ocorreu em um evento no qual foram inauguradas as novas instalações do laboratório de síntese do grupo de pesquisa

No último dia 21/02, o Professor Elson Longo, Diretor do CDMF, foi homenageado na Universidade Federal de Pelotas pelo  Grupo de Crescimento de Cristais Avançados e Fotônica (CCAF) da referida Universidade. A homenagem se deu no Instituto de Física e Matemática (IFM),  Campus Capão do Leão.

A homenagem ocorreu em um evento no qual foram inauguradas as novas instalações do laboratório de síntese do grupo de pesquisa. Nas novas instalações, consta registrado o nome do professor homenageado, mais especificamente no laboratório de síntese do Grupo,  o qual está nomeado “Laboratório de Síntese Elson Longo”.

O CCAF da UFPel desenvolve pesquisas em síntese e deposição de semi-condutores, mantendo colaboração com o CDMF através de pesquisadores em nível de graduação e pós, além dos docentes em áreas como Química, Física e Engenharia de Materiais. Durante a homenagem, o Prof. Elson ressaltou a lisonja de receber tamanha deferência, e relembrou momentos de sua experiência na carreira de pesquisa e docência.

Em um momento de grande emoção, o professor recebeu a homenagem também de um de seus ex-alunos, Mário Lúcio Moreira, atualmente, professor da UFPel e coordenador do CCAF. Em conjunto com o ex-aluno, o Professor Elson também inaugurou o Laboratório de Ótica José Arana Varela, o qual foi grande parceiro do Professor Elson por cerca de 50 anos na construção das pesquisas em ciência dos materiais de grande relevância coordenadas por ambos. Os dois laboratórios nomeados com a identidade dos Professores nesta homenagem fazem parte do Departamento de Física da Universidade.

Por ocasião da homenagem e também representando o Reitor da UFPel que estava em compromissos acadêmicos em Brasília, pronunciou-se o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flavio Demarco. Em sua fala, o pró-reitor frisou a grandiosa contribuição do Professor Elson para a ciência brasileira e também no cenário internacional, dando ênfase ao fato do homenageado ser um dos cientistas brasileiros mais citados no exterior.

Para conferir momentos desta homenagem ao Professor Elson Longo, basta acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/02/21/cientista-elson-longo-recebe-homenagem-na-ufpel/

Amanda Murgo
Sobre Amanda Murgo 134 Artigos
Educadora do Laboratório de Difusão Científica (LaDiC) do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP) no âmbito das ações de Difusão Científica do CDMF. Assessora de Comunicação do CCMC/LaDiC/CDMF desde 2010. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos com estágio no Projeto "História da Ciência e Meio Ambiente - as demandas por energia através da História" (CCMC/IFSC/USP/CDMF) de abril de 2013 a julho de 2014. Atua ministrando cursos de Educação Ambiental em escolas de Rede Básica de Ensino e Educadores com a temática pelo CDMF até os dias atuais.