O trabalho desenvolvido pela Doutora Naiara Leticia Marana, Bolsista Fapesp (36 meses) e vinculada ao CDMF, e intitulado “Estudo computacional do Óxido de Zinco puro e dopado com metais de transição: bulk, superfícies, interfaces e nanotubos”, refere-se à aplicar a química computacional, que é uma ferramenta muito útil no meio científico e que tem sido cada vez mais utilizada na pesquisa de novos materiais, afirma Naiara.
A tese relacionou as propriedades do ZnO em três morfologias diferentes, bulk, superfícies e nanotubos, aplicando todas as técnicas de modelagem computacional aplicada ao estado sólido tais como otimização das geometrias, dopagem por substituição de átomos, cálculo de propriedades elásticas e piezoelétricas, simulação dos efeitos da pressão, secção do bulk para gerar superfícies, sistemas de interfaces de superfícies e nanotubos com o nitreto de gálio e adsorção de amônia em nanotubos.
Entre os mutos resultados obtidos, foram publicados cinco artigos em revistas especializadas com alto indicie de impacto. Naiara pertence ao Grupo de Modelagem Simulação Molecular de Bauru, um dos grupos em excelência na área de Simulação aplicada a estado sólido, e já conta com bolsa de Pós-doutoramento apoiada por intermédio do FAPESP.
Da esquerda para a Direita: Prof. Dr. Luis Vicente de Andrade Scalvi (coordenador do POSMAT), Profa. Dra. Ieda Maria Garcia dos Santos (UFPB), Dr. Naiara Leticia Marana , Prof. Doutor Julio Ricardo Sambrano (Orientador), Prof. Dr. Miguel Angel San-Miguel Barrera (IQ-UNICAMP) e Prof. Dr. Rogério Custódio (IQ-UNICAMP).