Entre os pilares do CDMF estão a internacionalização e a parceria institucional com universidades brasileiras e estrangeiras. Para tanto, os pesquisadores do Centro realizam diversas atividades de interação como palestras, visitas e pesquisas compartilhadas.
Entre as atividades mais recentes estão as visitas do prof. Julio R. Sambrano, da UNESP-Bauru, na Universidade de Rennes, na França, e na Universidade de Sevilha, Espanha. As visitas trataram de colaborações em andamento com grupos de pesquisa de ambas as universidades.
O grupo francês, coordenado pela Profa. Velerie Bouquet, e o da UNESP, coordenado pelo Prof. Sambrano, têm como objetivo a colaboração da simulação computacional para explicar fenômenos observados experimentalmente em filmes finos.
Por outro lado a colaboração com o grupo de pesquisa da universidade espanhola, coordenado pelo prof. Norge Cruz Hernández, tem como ponto de destaque a colaboração conjunta com o grupo do prof. Roald Hoffmann, da Cornell University. O prof. Hoffmann é um consagrado cientista que recebeu o premio Nobel de Química em 1981 por suas contribuições em Química Teórica com ênfase no que diz respeito a reações químicas. Já o prof. Norge Hernández está interessado nas colaborações e nos recentes trabalhos do grupo da Unesp com relação a estudos de teóricos do grafeno e materiais análogos inorgânicos, bem como em estruturas porosas que se relacionam com os estudos de grafite, grafeno e também com seus análogos inorgânicos. O grupo de Bauru também está interessado nos estudos de intercalação de compostos e novos materiais condutores desenvolvidos pelo grupo da Universidade de Sevilha.
As parcerias dos grupos de pesquisa integrados ao CDMF podem ser acompanhadas pelo site.