Interação Internacional entre o CDMF/UNESP-Bauru e universidades europeias

Professor Julio R. Sambrano visitas as universidades de Rennes, na França, e de Sevilha, Espanha.

Entre os pilares do CDMF estão a internacionalização e a parceria institucional com universidades brasileiras e estrangeiras. Para tanto, os pesquisadores do Centro realizam diversas atividades de interação como palestras, visitas e pesquisas compartilhadas.

Entre as atividades mais recentes estão as visitas do prof. Julio R. Sambrano, da UNESP-Bauru, na Universidade de Rennes, na França, e na Universidade de Sevilha, Espanha. As visitas trataram de colaborações em andamento com grupos de pesquisa de ambas as universidades.

O grupo francês, coordenado pela Profa. Velerie Bouquet,  e o da UNESP, coordenado pelo Prof. Sambrano, têm como objetivo a colaboração da simulação computacional para explicar fenômenos observados experimentalmente em filmes finos.

Por outro lado a colaboração com o grupo de pesquisa da universidade espanhola, coordenado pelo prof. Norge Cruz Hernández, tem como ponto de destaque a colaboração conjunta com o grupo do prof. Roald Hoffmann, da Cornell University. O prof. Hoffmann é um consagrado cientista que recebeu o premio Nobel de Química em 1981 por suas contribuições em Química Teórica com ênfase no que diz respeito a reações químicas. Já o prof. Norge Hernández está interessado nas colaborações e nos recentes trabalhos do grupo da Unesp com relação a estudos de teóricos do grafeno e materiais análogos inorgânicos, bem como em estruturas porosas que se relacionam com os estudos de grafite, grafeno e também com seus análogos inorgânicos. O grupo de Bauru também está interessado nos estudos de intercalação de compostos e novos materiais condutores desenvolvidos pelo grupo da Universidade de Sevilha.

As parcerias dos grupos de pesquisa integrados ao CDMF podem ser acompanhadas pelo site.

Sobre Daniela Caceta 88 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.