Pesquisador do CDMF tem artigo publicado na Science

Trabalho foi desenvolvido em parceria com grupo da Universidade de Michigan

Pesquisador do CDMF tem artigo publicado na Science

André Farias de Moura, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/Cepid/Fapesp), é um dos autores do artigo “Chiromagnetic nanoparticles and gels” publicado na revista Science, um dos mais importantes periódicos científicos do mundo.

O artigo desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Michigan relata uma pesquisa – com duração de cerca de três anos –  sobre a utilização de características da quiralidade e do magnetismo dos materiais no controle da forma como a matéria interage com a luz.

De acordo com Moura, a aplicação desse método permitiu aumentar ou não a transparência de um tipo de material cerâmico, o óxido de cobalto sintetizado na presença do aminoácido L-cisteína. Ele explica que a combinação de magnetismo e quiralidade “…é a pedra de toque deste trabalho e deve levar à investigação de outras cerâmicas com propriedades magnéticas e outras moléculas quirais, buscando-se otimizar ao máximo o efeito conhecido como dicroísmo circular magnético, que é a propriedade aqui utilizada para se controlar a transparência do material na presença de campos magnéticos e também a sua atividade catalítica na presença de luz”.

Um aspecto fundamental da pesquisa foi a modelagem computacional que, segundo o pesquisador, foi integralmente realizada na UFSCar com o uso do supercomputador brasileiro SDumont (LNCC/MCTI).

“A modelagem permitiu demonstrar de maneira detalhada onde e como as moléculas se ligam, além de apresentar uma descrição precisa da forma como essas estruturas vibram e se movem e como os elétrons se reorganizam quando a luz é absorvida”, explica Moura.

A possibilidade de aumentar ou diminuir a transparência de um material como se existisse um botão do tipo liga/desliga abre um vasto campo de aplicações futuras como, por exemplo, em conexões entre fibras óticas, displays 3D e hologramas em tempo real.

Os outros autores que assinam o artigo são Jihyeon Yeom, Uallisson S. Santos, Mahshid Chekini, Minjeong Cha e Nicholas A. Kotov.

O CDMF  é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Science 19 jan 2018

 volume 359, issue 6373, pages 309-313. 

Link: http://science.sciencemag.org/content/359/6373/309

DOI: 10.1126/science.aao7172

Sobre LAbI UFSCar 2822 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.