Elson Longo e Juan Andrés apresentam avanços em nanopartículas bactericidas em congresso na Espanha

Trabalhos foram apresentados no V International Conference on Antimicrobial Research

 O Professor Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e o Professor Juan Andrés, da Universidade Jaume I em Castellón de La Plana, Espanha, participaram da “V International Conference on Antimicrobial Research”, realizado nos dias 24 e 25 de maio, em Torremolinos, Málaga, Espanha.  Os pesquisadores apresentaram trabalhos que têm como objetivo o estudo da atividade antimicrobiana de diferentes materiais associados à prata, contra fungos e bactérias. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Um dos trabalhos apresentados mostra uma nova rota tecnológica para obtenção de nanopartículas de prata com capacidade bactericida 32 vezes maior do que as existentes atualmente, usadas em embalagens de alimentos, órteses e materiais médico-hospitalares, entre diversos outros.

Resultados do estudo – que conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da University Jaume I, da Espanha, e da University of Liberec, da República Checa – foram publicados na em edição revista Scientific Reports.

Os trabalhos apresentados por Elson Longo foram: “Antifungal properties of silver tungstate (ag2wo4) irradiated by electron and femtossecond laser” e “Antibacterial activity of α-ag2-2xmxwo4 (m = cu2+) solid solutions obtained by coprecipitation method”. Juan Andés apresentou os seguintes trabalhos: “Coating of titanium surface with ag2wo4 inhibits methicillin resistant staphylococcus aureus adhesion”  e  “Ag‒bi nanoalloys: synthesis by femtosecond laser irradiation and antibacterial activity against mrsa and mssa”.

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.