Grupo do CDMF discute novas abordagens de pesquisa

Em reunião de trabalho pesquisadores discutem detalhes experimentais para compreensão dos eventos de coalescência de nanopartículas

Os pesquisadores Thales Rafael Machado, Miguel San-Miguel e Edison Z. da Silva, realizaram na última semana uma reunião de trabalho para discutir novas abordagens de pesquisa para compreensão do comportamento das nanopartículas.

Um dos temas destacados foi a utilização de abordagens experimentais  para uma melhor interpretação de imagens de microscopia, em especial das imagens que apresentam eventos de coalescência de duas nanopartículas. De acordo com os pesquisadores, essa abordagem deve permitir a comparação desses eventos com os resultados de simulações computacionais da interação entre essas nanoparículas.  A ideia central é que tal abordagem permita a confirmação de algumas hipóteses físicas sobre esses processos.

Thales Rafael Machado é Pós-Doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Miguel San-Miguel e Edison Z. da Silva são professores da Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Todos são pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2821 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.