Método experimental/teórico para interpretação de semicondutores inorgânicos é tema de Tese de Doutorado

Tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar

Amanda Fernandes Gouveia, doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar), defende tese sobre a associação entre métodos experimentais e teóricos na análise das estruturas e propriedades eletrônicas de nanocristais de tungstato de zinco (ZnWO4) e de cristais de tungstato de prata (α-Ag2WO4).

Para tanto, a já Doutora em Química utilizou cálculos baseados na construção de Wulff, possibilitando compreender a morfologia desses materiais e, em particular explicar como ocorre o processo fotocatalítico dos nanocristais de ZnWO4, assim como o efeito da utilização de surfactante na síntese e na atividade fotocatalítica dos cristais de α-Ag2WO4. O trabalho foi orientado por Elson Longo, Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

A banca de avaliadores contou com a presença, além do orientador do trabalho, dos professores Luis Fernando da Silva, Miguel San-Miguel, Ieda Lucia Viana Rosa e Maria Aparecida Zaghete.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.