No último dia 28 de setembro, o pesquisador David Santos Souza Padovini, defendeu sua tese de doutorado na área de Nanoestrutura core-shell ZrO2@SiO2 sintetizada por uma rota química hidrotérmica e sol-gel em duas etapas. Neste trabalho, a estrutura, morfologia e propriedades das nanopartículas foram caracterizadas DRX, FTIR, UV-Vis, pontencial zeta, BET, TEM e HRTEM.
Análises de FTIR confirmaram a existência de ligações de Zr-O-Si na superfície da nanoestrutura core-shell. Os resultados da microscopia eletrônica de transmissão mostram nanopartículas de ZrO2 bem cristalinas da ordem de 5 – 8 nm totalmente cobertas por uma camada uniforme de SiO2 amorfa com espessura da ordem de 15 – 20 nm confirmando a estrutura core-shell. A nanoestrutura core-shell ZrO2@SiO2 apresentou superior atividade fotocatalítica para a fotodegradação do corente sintético rodamina B, em comparação com as amostras puras de ZrO2 e SiO2.
A banca foi composta pelos pesquisadores do CDMF Adenilson José Chiquito (UFSCar), Luis Fernando da Silva (UFSCar), Fenelon Martinho Lima Pontes (UNESP) -orientador, Luis Fernando da Silva (UFSCar) e pelos professores Aroldo Geraldo Magdalena (UNESP), Flávio Júnior Caires (UNESP).