Com apoio do CDMF pesquisador apresenta trabalho nos EUA

Pesquisa relatou desenvolvimento de sistema miniaturizado para diagnóstico de Hepatite C

O pesquisador e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), João Paulo de Campos da Costa, em colaboração com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participou entre os dias 31 de março a 4 abril do ACS Spring 2019 National Meeting & Exposition, em Orlando, nos Estados Unidos.

O trabalho intitulado “Miniaturized wireless system for hepatitis C detection” tema do mestrado desenvolvido na USP, com apoio do CDMF, apresenta o desenvolvimento de um sistema miniaturizado de leitura e imunossensores eletroquímicos aplicados no diagnóstico da Hepatite C.  O sistema miniaturizado desenvolvido possui uma comunicação sem fio para dispositivos móveis e um módulo de leitura, responsável por adquirir os sinais amperométricos das reações imunoquímicas entre o antígeno-anticorpo do vírus da hepatite C (VHC).

Os resultados experimentais mostraram a detecção do VHC positivo em amostras biológicas para limites de detecção relativamente baixos, na ordem de 1ng de anticorpos anti-VHC da classe IgG. A portabilidade do sistema desenvolvido alinhada com a produção de baixo custo dos imunossensores, oferece excelentes perspectivas de aplicação promissora na área de diagnósticos clínicos, que pode ser adaptado para a detecção de outras doenças. Fator esse que chamou a atenção de empresas e parceiros internacionais dispostos a contribuir para o desenvolvimento do dispositivo. Os outros autores do trabalho apresentado por Costa são os pesquisadores Wagner Benicio Bastos, Paulo Inácio da Costa, Elson Longo, Maria Aparecida Zaghete e João Paulo Pereira do Carmo.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.