CDMF firma parceria com Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Iniciativa concentrará esforços em iniciativas de difusão, inovação e extensão

A professora Isabel Bento, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Avançado de Carmo de Minas, visita o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), dirigido por Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e firma parceria em difusão, inovação e extensão entre seu Campus e o CDMF.

A professora Isabel faz parte da Comissão para Diagnóstico e Planejamento Estratégico voltado para a capacitação da inovação da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) de iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) do Campus junto com os professores Thiago Alves Souza e Renata Maciel dos Reis. Também colabora na implementação do Espaço Maker, projeto coordenado pela professora Juliete Aparecida Ramos Costa.

A parceria visa criar uma nova interação entre a universidade e os projetos de inovação tecnológicas desenvolvidos no IFSULDEMINAS/Campus Avançado de Carmo de Minas.

Dentre as metas estabelecidas nesta parceria, está a difusão das inovações e dos avanços em pesquisas científicas através de palestras, bem como, o apoio no desenvolvimento de novas tecnologias no Espaço Maker por meio de minicursos.

Estes eventos, relacionados ao Espaço Maker e Sistemas Digitais de Controle, tem como público alvo os alunos do ensino integrado subsequente e egressos que estão na formação básica, técnica e tecnológica no meio acadêmico de ensino médio prestes a entrarem nas universidades.

A interação conta também como o apoio do pesquisador do CDMF, Wagner B. Bastos, de formação Física com instrumentação eletrônica, que trabalha na investigação de propriedade de materiais em nanoescala e desenvolve sistemas de aquisição e controle, bem como, softwares e aplicativos através de programação científica. O pesquisador ministrará os primeiros seminários e minicursos com temas nas áreas de aplicação de propriedades de materiais funcionais, infraestrutura de espaço Maker e desenvolvimento de sistemas eletrônicos e placas de circuito integrado.

Outra importante meta será apresentar e potencializar os diversos caminhos que os alunos possam tomar em sua vida universitária. Além disto, é uma forma simples de apresentar os conhecimentos científicos gerados nos laboratórios da universidade para a sociedade de forma geral.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.