Trabalhos do CDMF chamam atenção de avaliadores nas sessões de pôsteres da SBPMat

Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) na XVIII Brazil MRS Meeting, promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) têm chamado a atenção dos avaliadores do evento pela qualidade das pesquisas e também pela forma dinâmica de apresentação.

Entre algumas das pesquisas apresentadas nas sessões realizadas no dia 24/09 estão “Photocatalytic degradation of organic contaminants using the
Ag 3 PO 4 : W catalyst” e “Morphological and spectroscopic studies of Ag2MoO4/Ca10(PO4)6(OH)2 composites” apresentadas, respectivamente, por Aline Barrios Trench e Jussara Soares da Silva, ambas doutorandas no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e pesquisadoras do Centro.

O trabalho de Trench busca compreender a influência da dopagem do fosfato de prata em suas propriedades fotocatalíticas para degradação de compostos orgânicos como corantes, fármacos e pesticidas. Já a pesquisa desenvolvida por Silva teve como objetivo avaliar as propriedades apresentadas por compósitos de molibdato de prata e hidroxiapatita para futuras aplicações.

Entre as pesquisas apresentadas no dia 24 também estavam algumas desenvolvidas em parceria com o CDMF como, por exemplo, o trabalho “Study of photoluminescence of CaMoO4:EU3+ synthesized by spray pyrolysis method”, apresentado por Anderson de Azevedo Gomes Santiago, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCEM -UFRN).

Confira abaixo algumas fotos da sessão de pôsteres do dia 24/09.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.