Pesquisadores do CDMF encerram apresentações na reunião da SBPMat

Pesquisadores apresentaram mais de 30 trabalhos entre os dias 22 e 26 de setembro

Os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) encerraram no dia 26/9 sua participação na  XVIII Brazil MRS Meeting, promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizada em Balneário Camboriú.

Confira alguns dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres do último dia do evento.

“Spectroscopic evidence of defective species in nanostructured lanthanum (La)-doped cerium oxide (CeO2) gas sensors”, apresentado por Leandro Rocha, pós – doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do CDMF, estuda o efeito da introdução de átomos externos,  na capacidade de sensoriamento do óxido de cério ao gás monóxido de  carbono (CO), conhecido como o “assassino invisível do séc. XXI”, devido  aos inúmeros casos de intoxicação não-intencional ao redor do globo. Os compostos a base de céria (CeO2) são de grande interesse por serem óxidos terras-raras extremamente reativos possuindo propriedades físico-químicas interessantes devido à peculiar configuração eletrônica dos átomos de cério (Ce). Sendo assim, possibilitam uma ampla gama de aplicações, incluindo catalisadores, células combustíveis, armazenamento de hidrogênio, material para polimento, e sensores de gases com dupla resposta (óptica e elétrica). 

“Influence of Ni doped Ag2CrO4 on its structural, optical and photocatalytic activity”, apresentado por Vinícius Teodoro da Silva, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar e pesquisador do Centro, teve como objetivo o estudar a influência da dopagem do Ag 2 CrO 4 com Ni em suas propriedades estruturais, ópticas e fotocatalíticas. A fotocatálise heterogênea é um processo alternativo para a degradação de compostos orgânicos nocivos ao ambiente, como os corantes, uma vez que seu processo permite a utilização de luz solar e transformação destes compostos em água e gás carbônico. Visto que as propriedades de um material são dependentes de sua estrutura, a modificação desta e o entendimento das propriedades estruturais são de suma importância para um melhoramento das propriedades do material.

“Synthesis and characterization of Bi and In nanostructures on NaBiO 3 /InP composite by femtosecond laser irradiation”, apresentado por Thales Rafael Machado, pós-doutorando na UFSCar e pesquisador do CDMF, relata uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Universidade Jaume I, Espanha, que estuda a formação de nanoestruturas de bismuto e índio por uma nova metodologia utilizando irradiação com pulsos ultrarrápidos do equipamento de laser em femtosegundos em substratos a base de NaBiO3/InP. Compostos metálicos contendo estes elementos são de grande interesse atual por possuírem baixo ponto de fusão e atuarem como nanosoldas substitutas para as tradicionais a base de chumbo. Além disso, estes compostos podem ser utilizados para proteção e aditivos de lubrificantes. Com esta metodologia de preparação, torna-se possível estudar distintas estruturas destes elementos normalmente difíceis de obter por métodos tradicionais, levando a aplicações com respostas melhoradas.

“Ferroelectric Polarization of (Pb0.90Ca0.10)TiO3 Thin Films by Piezoresponse Microscopy”, apresentado por Wagner Benicio Bastos, pós-doutorando na UFSCar e pesquisador do Centro, apresenta uma pesquisa que teve como objetivo observar e comparar o comportamento da polarização de materiais ferroelétricos em duas escalas: a macroscópica e a nanoscópica. A importância deste tipo de investigação reside no crescente processo de miniaturização de dispositivos eletrônicos e o grande potencial que as propriedades de materiais funcionais (ferroelétricos, semicondutores, magnéticos, etc.) apresentam em nanoescala. Assim, busca-se gerar novos conhecimentos no desenvolvimento de materiais destinados a dispositivos de armazenamento permanente de dados chamados de memórias não-voláteis, ou seja, a capacidade de reter informações digitais (0 e 1) e que não se apague quando o dispositivo é desligado. Além disto, a metodologia empregada na pesquisa também permite a inovação da tecnologia em diversas outras áreas de aplicação como nanosensores, nanoatuadores, dentre outras. Todas estas aplicações estão relacionadas com o estudo e o controle da polarização ferroelétrica.

Neste estudo, o material empregado pertence à família do composto Titanato de Chumbo e Cálcio, (Pb1-xCax)TiO3 com x=10, comumente chamado no meio científico como PCT10. Este, por sua vez, foi preparado na forma de filme fino, uma finíssima camada de material somente vista sua espessura por microscopias de alto poder de ampliação como, por exemplo, a microscopia eletrônica de varredura (MEV). Para se desenvolver o trabalho, são usadas técnicas convencionais de medidas de curvas de histerese ferroelétrica e modernas técnicas de microscopia de piezo-resposta (PFM). A primeira fornece informações a respeito da polarização em escala macroscópica, dimensões estas possíveis de serem vistas diretamente pelo olho humano. No caso das técnicas de PFM, as escalas dimensionais consideradas estão entre 0,00001 a 0,000000001 do metro (de 10μm a 1nm), e são capazes de fornecer as caracterizações ferroelétricas pontuais do material.

Outros trabalhos também foram apresentados por pesquisadores do CDMF e parceiros de diversas instituições do Brasil e do exterior. Confira na galeria de fotos.


CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.