Na última sexta-feira (22/11), o Conselho de Curadores da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec) concedeu o título “Peão da Tecnologia” aos pesquisadores Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e Vanderlei Bagnato Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC – USP) e Coordenador do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF).
Criado em 1993, o título é concedido para pessoas com relevante contribuição, por meio de inovação tecnológica, no aumento da produção, qualidade e competitividade de produtos, processos e serviços nas empresas, com forte interação entre Universidade, Empresas e Órgãos Financiadores.
“Os homenageados possuem todas as características de um Peão da Tecnologia. São dinâmicos, estratégicos, inovadores, ativos, transparentes e humanos”, afirmou Sylvio Goulart Rosa Jr, Presidente do ParqTec, em sua fala durante o evento.
O troféu em bronze concedido junto ao título é uma obra de Antônio Galvão, um artista local. Foi inspirado na forma de chama do fogo da criatividade. Por sua vez, o nome do prêmio foi escolhido para enfatizar que o “Peão da Tecnologia” representa a mistura do Homo Faber com o Homo Sapiens.
Na cerimônia, realizada no Solar da Inovação, localizado no São Carlos Science Park, o prêmio foi entregue por Edgar Dutra Zanotto, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e presidente do Conselho de Curadores.
Os premiados ressaltaram a importância do prêmio e tiveram suas carreiras rememoradas nas falas de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, Professor Titular do Departamento de Física (DF) da UFSCar e Coordenador de Difusão do CDMF, e por Jarbas Caiado de Castro Neto, Professor Titular do IFSC – USP, ambos conselheiros da Fundação ParqTec.
A cerimônia foi prestigiada pelos demais conselheiros da instituição, além de familiares e amigos dos homenageados.
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).