Spin off do CDMF vai atuar no desenvolvimento de filmes plásticos com nanopartículas antivirais

Produtos serão utilizados em superfícies e equipamentos hospitalares

A Nanox Tecnologia, Spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), vai utilizar sua expertise em produção de materiais fungicidas e bactericidas, com nanopartículas de semicondutores e prata, no combate à COVID 19.

A empresa aplicará essas nanopartículas em filmes plásticos para revestimento de superfícies e equipamentos hospitalares ou, ainda, de uso doméstico constante.

O pesquisador Gustavo Simões, Diretor da Nanox, aposta na capacidade oxidativa dessas nanopartículas em destruir a camada lipídica do novo coronavírus, o Sars – CoV – 2. Diante disso, os materiais serão testados e, se provada sua capacidade antiviral, entraram em produção para auxiliar na diminuição do contágio pelo contato com superfícies infectadas.

No vídeo abaixo, Simões fala sobre essa iniciativa da empresa, que é apoiada pelo Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Confira.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.