Protetores faciais com propriedades microbicidas produzidos no CDMF são tema de reportagem na Agência Fapesp

iniciativa também integra ações do projeto 'Você Também Pode Ajudar' de São Carlos

Os protetores faciais (faceshields) com propriedades microbicidas que estão sendo produzidos pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) é destaque em reportagem na Agência Fapesp.

Os equipamentos estão sendo doados para a rede pública de saúde de São Carlos e região. Confira a reportagem abaixo.

Agência FAPESP * – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a startup Nanox Tecnologia desenvolveram faceshields (protetores faciais) por impressão 3D com material microbicida.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar. A Nanox, startup apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), já produz máscaras de proteção facial em parceria com a indústria Elka (leia mais em agencia.fapesp.br/32982/).

Os protetores foram entregues para unidades de saúde em São Carlos, Descalvado e Porto Ferreira, no Estado de São Paulo.

A ação é resultado da parceria do CDMF com o grupo “Você Também Pode Ajudar” de São Carlos. A partir da atuação do grupo, já foram doadas mais de mil unidades de faceshields, além de outros produtos, como aventais, máscaras e equipamentos para intubação de pacientes em estágio grave da COVID-19 para São Carlos e região.

Uma das principais vertentes de pesquisa do CDMF é o desenvolvimento de materiais para o setor de saúde. Já estão em teste diversos materiais à base de partículas de prata e com ação microbicida para a adição em matrizes poliméricas e cerâmicas. Propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais observadas nesses materiais indicam que eles podem ser promissores no combate à proliferação do SARS-CoV-2 em diversas superfícies.

A reportagem original está disponível AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).


 

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.