Debate aborda desafios para a Educação durante e após a pandemia

Live “Transformações na Educação: as impostas e as desejáveis” terá participação de Erasto Fortes e Antônio Zuin

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza na próxima quinta-feira (25/6) nova live do projeto “Quarentena ao Vivo”, que tem o objetivo de promover debates relacionados ao contexto da pandemia de Covid-19 a partir de olhares de diferentes áreas do conhecimento e, também, experiências cotidianas diversas.

O encontro, que acontece das 10 horas às 11h30, reunirá Erasto Fortes Mendonça, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), e Antônio Álvaro Soares Zuin, professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A conversa será transmitida pelas redes sociais do LAbI – Facebook e canal ClickCiência no YouTube –, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e as pessoas participantes poderão interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

Erasto Fortes Mendonça tem trajetória vinculada às áreas de políticas educacionais, gestão democrática da educação e educação em direitos humanos. Foi Diretor da Faculdade de Educação da UnB, integrante do Conselho Nacional de Educação de 2012 a 2016 e, de 2007 a 2010, coordenou programa nacional de educação em direitos humanos junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Antônio Álvaro Soares Zuin, que atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, atua com foco em Filosofia da Educação, em temas como novas tecnologias, cyberbullying, violência e educação e Teoria Crítica e Educação, dentre outros. Atualmente, desenvolve atividades como professor visitante na Goethe Universität Frankfurt am Main, na Alemanha.

O debate “Transformações na educação: as impostas e as desejáveis” buscará organizar um cenário das principais questões colocadas no debate público sobre educação na pandemia e para o pós-pandemia, para refletir sobre diferentes concepções de educação e formação refletidas na forma de abordar essas questões. Serão abordados, por exemplo, a atuação do professor e as exigências apresentadas a esses profissionais no momento da emergência sanitária; problemas, dificuldades, desafios e potenciais do ensino remoto e da educação a distância; e os impactos do uso intensivo das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da pandemia sobre a formação de todas as pessoas em diferentes níveis educacionais.

O diálogo também pretende lançar um olhar mais abrangente sobre a educação no Brasil, em seus diferentes níveis, buscando contribuir com a compreensão sobre qual educação estamos falando quando mencionamos as perdas acarretadas pela pandemia e, sobretudo, nos ajudar a pensar qual educação queremos, para qual futuro.

O “Quarentena ao Vivo” é um desdobramento do podcast Quarentena, produzido pela equipe do LAbI e veiculado diariamente há mais de três meses. Os projetos têm o apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), ambos centros de pesquisa vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do podcast, o LAbI também já produziu mais de 80 vídeos de divulgação científica no contexto da pandemia, e toda essa produção pode ser conferida no site do Laboratório, em www.labi.ufscar.br.

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.