Luto pela vida – Rádio UFSCar

Luto pela vida – Rádio UFSCar

Todos os dias, sempre às 18 horas, a Rádio UFSCar faz 1 minuto de silêncio pelas centenas de milhares de vozes silenciadas nesta pandemia. É uma forma de honrar cada vítima e lembrar o muito que ainda temos que lutar.

Como emissora educativa, a Rádio UFSCar cumpre seu papel no enfrentamento ao coronavírus combatendo a desinformação e trazendo atualizações diárias dos números da pandemia em São Carlos, no Estado de São Paulo, no Brasil e no Mundo. Campanhas preventivas a Covid 19, que reforçam a importância do uso de máscara, do distanciamento social e da limpeza das mãos, têm sido veiculadas, assim como spots com a descrição dos principais sintomas da doença e encaminhamentos necessários.

Com informações de credibilidade, a Rádio UFSCar tem como fontes o InformeSUS UFSCar, os próprios Comitês Emergenciais de Combate ao Coronavírus de São Carlos e do Governo do Estado de São Paulo, além do Infotrack, sistema de monitoramento da pandemia de Covid 19 desenvolvido por pesquisadores de Universidades Paulistas. Já as atualizações da pandemia no mundo ficam a cargo do Worldometer, grupo independente americano que reúne um time internacional de desenvolvedores e pesquisadores com o objetivo de ampliar a informação estatística, com fontes de mídias e dados oficiais de todos os países, para consolidar números diários em todo o planeta.

E partir do sábado, 12 de junho, a partir das 9h a Rádio UFSCar transmite o programa Quarentena com um resumo de notícias sobre a pandemia covid-19, comentado com dados complementares e checagem das informações. Uma produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de pesquisa, inovação e difusão (Cepids) vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

PS: A Rádio UFSCar opera hoje seguindo os protocolos de segurança e com a maior parte da equipe trabalhando em home office.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.