Artigo demonstrando ação de partículas produzidas pela Nanox e CDMF contra o SARS-CoV-2 já está publicado na plataforma bioRxiv

trabalho pode ser acessado na íntegra

O artigo “Ag nanoparticles-based antimicrobial polycotton fabrics to prevent the transmission and spread of SARS-CoV-2” já tem seu pré-print publicado e disponível na plataforma internacional de pré-prints bioRxiv.

O trabalho apresenta os resultados que comprovam a ação de partículas de prata desenvolvidas pela parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), a Nanox Tecnologia, spin off do Centro, e a Universitat Jaume I (UJI), na Espanha.

Para o desenvolvimento dos ensaios com o novo material, a equipe também contou com a participação de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Os resultados encontrados pelos pesquisadores apontam que os materiais impregnados com as partículas destroem o SARS-CoV-2, novo coronavírus causador da COVID-19, por contato. A eficácia do material nos ensaios foi de 99,9%.

Entre os autores do trabalho estão Lara Kelly Ribeiro e Marcelo Assis, ambos doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e integrantes do CDMF.

Marcelo Assis e Lara Kelly Ribeiro, doutorandos no Programa de Pós_Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ – UFSCar) e integrantes do CDMF, também autores do artigo “Ag nanoparticles-based antimicrobial polycotton fabrics to prevent the transmission and spread of SARS-CoV-2”.

O outros autores do trabalho são Guilherme Carvalho Tremiliosi, Luiz Gustavo Pagotto Simoes, Daniel Tamassia Minozzi, Renato Ignacio Santos, Daiane Barboza Vilela, Edison Luiz Durigon, Rafael Rahal Guaragna Machado, Douglas Sales Medina,  Ieda Lucia Viana Rosa, Juan Manuel Andres Bort, Elson Longo, Lucio H. Freitas-Junior.

Em breve o artigo também deve ser publicado em periódico especializado. Para acessar a versão publicada em pré-print na bioRxiv clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2836 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.