CDMF é destaque em relatório anual da FAPESP

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) aparece em destaque no ‘Relatório Anual de Atividades 2019’ da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), recém-lançado. A publicação apresenta um balanço das ações da Fundação e aponta projetos financiados que obtiveram grande impacto em suas áreas.

Um dos destaques do CDMF presentes no relatório é o projeto de difusão “Tabela Periódica”, desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Interatividade Para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI – UFSCar) em parceria com a Aptor Software, spin off do Centro.

O projeto realizado em alusão ao “Ano Internacional da Tabela Periódica” atuou na pesquisa e desenvolvimento de produtos e ações de divulgação científica relacionados aos 118 elementos químicos presentes na tabela periódica e sua relação com os materiais. Para tanto foram elaborados materiais para divulgação em redes sociais, um site temático, vídeos e um jogo, que teve seu lançamento adiado devido à realocação de esforços da equipe de difusão em ações de combate à COVID-19.

Também como destaque no relatório, aparecem as ações realizadas pela Nanox Tecnologia, também spin off do CDMF, no desenvolvimento de nanopartículas voltadas para a utilização em tecidos e outras superfícies com propriedades microbicidas.

A empresa, que tem várias parcerias com industrias brasileiras, foi criada em 2004 e tem diversos projetos aprovados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

O ‘Relatório Anual de Atividades 2019’ está disponível AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.