FAPESP e Universidades são retiradas do PL 529/2020

Decisão foi divulgada em nota do CRUESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e as Universidades Estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) foram retiradas da proposta de reforma orçamentária do Projeto-de-Lei 529/2020 que, atualmente, tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

O anúncio da retirada foi realizado em nota do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP) no início da noite da última quinta-feira (8/10). O comunicado afirma que em reunião com Governador do Estado de São Paulo, João Doria, o Conselho foi comunicado das modificações ao PL 529/2020, excluindo as universidades estaduais paulistas e a FAPESP no que diz respeito ao recolhimento de seus superávits financeiros ordinários, referentes a 2019.

A alteração foi resultado da ampla mobilização dos setores de Ciência, Tecnologia e Educação – incluindo-se aqui toda a comunidade do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – que rapidamente estabeleceram canais de diálogo com a sociedade buscando, de forma transparente, demonstrar a importância da autonomia e do financiamento do ensino superior público para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado e do País.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.