Artigo de pesquisadores do CDMF discute mecanismos fotocatalíticos de heterojunções de titanatos

trabalho foi publicado na Applied Surface Science

Um artigo recém publicado por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) aborda novos materiais fotocatalizadores para utilização na degradação de substâncias poluentes e que podem apresentar potencial microbicida. Intitulado “Cation-exchange mediated synthesis of hydrogen and sodium titanates heterojunction: Theoretical and experimental insights toward photocatalyic mechanism”, o trabalho foi publicado no periódico Applied Surface Science, do grupo Elsevier.

A pesquisa foi desenvolvida por Isabela Marcondelli Iani, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química de Araraquara (IQ-Ar) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e integrante do CDMF, sob orientação de Rafael Aparecido Ciola Amoresi, pós-doutorando na Unesp campus Guaratinguetá, e de Maria Aparecida Zaghete, professora do IQ-Ar, ambos também integrantes do CDMF.

O artigo discute as propriedades fotocatalizadoras do H2Ti3O7 (hidrogeno titanato) e do Na2Ti3O7 (titanato de sódio) obtidos em forma de nanotubos como uma heterojunção das duas substâncias e avalia suas propriedades ópticas e eletrônicas.

De acordo com Amoresi, o H2Ti3O7 e o Na2Ti3O7 podem ser empregados na degradação de corantes como a Rodamina B, utilizados na fabricação têxtil e descartados incorretamente em rios. Além disso, “a investigação das propriedades destes titanatos também pode garantir a sua aplicabilidade em bactericidas e sensores”, explica o pesquisador.

Ele ainda destaca que o estudo apresenta resultados diversos obtidos ao longo das diferentes fases da pesquisa. Fases essas em que foram aplicados, por exemplo, variados tipos de luz, como a luz visível, aquela capaz de ser percebida pelo olho humano, e a luz invisível, como a ultra violeta (UV).

Entre as conclusões do trabalho está a descoberta de que a presença em maior proporção da substância de Na2Ti3O7 (titanato de sódio) na heterojunção tem melhor reação em luz visível, e que o material estudado pode ser utilizado futuramente como despoluente de rios sem causar danos à vida aquática.

O trabalho também conta com a autoria de Marcio Daldin, Elson Longo, Vinícius Teodoro, Leinig Perazolli, Alexandre Simões, Ubirajara Coleto, Julio Sambrano e Naiara Marana.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.