Spin off do CDMF tem faturamento recorde no último trimestre de 2020

CRESCIMENTO É RESULTADO DIRETO DO INVESTIMENTO EM PESQUISA E INOVAÇÃO

A Nanox Tecnologia, uma empresa spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), obteve um aumento de faturamento de 300% no último trimestre de 2020, alcançando, em média, R$ 5 milhões.

O crescimento é resultado de pesquisa e desenvolvimento de materiais com propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais, para aplicação em tecidos, plásticos e madeiras. Com a emergência da crise sanitária da COVID-19, a empresa rapidamente voltou seus esforços, junto aos pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, para a pesquisa sobre o potencial desses materiais, em especial as nanopartículas de prata e tungstato de pratae em eliminar o SARS-CoV-2, o novo coronavírus.

Com a comprovação da ação das nanopartículas contra o SARS-COV-2, por meio de ensaios conduzidos no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), diversos produtos enriquecidos com as partículas antivirais passaram a ser desenvolvidos e/ou licenciados com empresas parceiras. Entre eles estão máscaras e respiradores de uso profissional, máscaras e outras peças de vestuário com tecidos antivirais, adesivos e, ainda, embalagens e filmes plásticos.

Para ampliar ainda mais a participação nos mercados internacionais, a Nanox pretende fazer captação de recursos com rodadas de investimento: em torno de 5 milhões de dólares. Atualmente a empresa conta com distribuição na Ásia que deve ser ampliada com rodada de capitalização. No mercado europeu as parcerias estão em fase de consolidação.

Atualmente a Nanox é um exemplo da importância dos investimentos públicos no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação. Contando com os apoios da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a spin off , em parceria com o CDMF e as Universidades, converte o financiamento a fundo perdido em lucro, não só para seus investidores, mas também para toda a sociedade, pelo oferecimento de soluções aos seus consumidores, pela geração de empregos e, especialmente no momento atual, pelo auxílio que os produtos desenvolvidos oferecem na diminuição da disseminação do novo coronavírus.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.