Universitat Jaume I recebe doutorandos do CDMF para o desenvolvimento de novas pesquisas

Parceria do CDMF com UJI tem permitido avanços significativos na área de nanomateriais

Aline Barrios Trench sendo recebida pelos pesquisadores da Universitat Jaume I.

Os doutorandos Aline Barrios Trench e Vinícius Teodoro da Silva, ambos alunos do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGQ-UFSCar) e integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), estão em período de estágio na Univesitat Jaume I (UJI), na Espanha, até o próximo mês de junho., contando com auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Institucional de Internacionalização.

A pesquisa de Trench analisará os efeitos da irradiação de laser pulsado em femtosegundo nas modificações estruturais e formação de nanopartículas metálicas em sistemas de fosfato de prata com molibdênio e tungstênio, visando o melhoramento de suas propriedades para aplicações em fotocatálise para degradação de compostos orgânicos nocivos. O trabalho conta com a orientação do pesquisador Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e Diretor do CDMF.

Os conhecimentos produzidos na pesquisa de Trench podem resultar na obtenção de materiais com maiores eficiências para a degradação de compostos orgânicos nocivos por meio da fotocatálise, considerada um método simples e barato, uma vez que pode utilizar a luz solar.

Vinícius Teodoro da Silva sendo recebido pela equipe de pesquisadores da Universitat Jaume. I

Já a pesquisa de Silva, também orientada por Longo e contando com a coorientação de Jefferson Bettini, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), investigará a modificação estrutural e formação de nanopartículas metálicas em materiais cerâmicos a base de prata e titânio por meio da irradiação dos mesmos com laser pulsado em femtosegundo, visando o melhoramento de suas propriedades piezocatalíticas para degradação de compostos orgânicos nocivos.

A pesquisa tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os efeitos da interação da matéria com fótons de pulsos ultrarrápidos, bem como, a obtenção de materiais com maiores atividades para a piezocatálise, a qual é considerada um método eficaz, barato e de fácil aplicação para o tratamento de compostos orgânicos prejudiciais ao ambiente.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.