Artigo de pesquisador do CDMF acaba de ser publicado na Science

pesquisa aborda novas possibilidades de utilização de nanobastões de ouro no diagnóstico de doenças como Alzeimer e Parkinson

O pesquisador André Farias de Moura, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de publicar o artigo “Enhancement of optical asymmetry in supramolecular chiroplasmonic assemblies with long-range order” na revista Science, um dos mais importantes periódicos científicos do mundo.

A pesquisa demonstra que novas configurações na organização de nanobastões de ouro podem ser utilizadas no diagnóstico de doenças como Diabetes Tipo II, câncer de pâncreas, Alzheimer e Parkinson.

Isso é possível pois essas nanoparticulas apresentam uma forte interação com peptídeos do tipo amilóide relacionados a essas doenças e possibilitam sua detecção pela utilização da luz polarizada.

Além disso, os nanobastões de ouro também podem ser aplicados na aceleração da formação dos peptídeos amilóides em modelos experimentais para utilização no desenvolvimento de novas drogas e tratamentos para tais doenças.

A pesquisa teve toda a sua etapa experimental desenvolvida na Universidade de Michigan, nos EUA, pelo grupo do pesquisador Nicholas Kotov com parceiros da Universidade de Jilin, na China, e a modelagem computacional conduzida por Moura na UFSCar e contando com a utilização do supercomputador brasileiro SDumont (LNCC/MCTI).

Além de Moura e Kotov, o artigo também conta com a autoria dos pesquisadores Jun Lu, Yao Xue , Kalil Bernardino , Ning-Ning Zhang , Weverson R. Gomes , Naomi S. Ramesar, Shuhan Liu , Zheng Hu , Tianmeng Sun e Kun Liu.

O artigo pode ser acessado AQUI.

Saiba mais no vídeo abaixo.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2836 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.